27 fevereiro 2012

Momento retrô

E lá vem eu com os assuntos não literários no blog de novo...

Mas é que, eu amo tudo o que é retrô e vintage, mas existe uma grande diferença entre os dois.
Pesquisei sobre o tema na internet e achei uma definição muito boa em um site com vários conteúdos, inclusive lojinha on-line, e achei válido ressaltar aqui antes mesmo de citar meus tópicos, pois muitas pessoas ainda confundem o vintage com o retrô:

"Vamos entender o significado de vintage. O significado nada tem a ver com moda. É um nome dado a colheita de vinhos. A origem ou significado vem de vint relativo à safra de uvas e age de idade. Quanto mais velho melhor, saca?

O termo retrô (re-tro, e em inglês retro) significa para trás. Tá, você deve estar pensando que tudo está relativo ao velho, e qual é a diferença?
Vamos exemplificar: Imagine você indo ao brechó e dá de cara com uma maravilhosa peça (roupa, acessório, objeto de decoração) da idade da sua avó ou mais antiga ainda em perfeito estado. Isso é vintage! É algo antigo que fez sucesso em uma determinada época e que ainda vive... digamos assim. Já o Retrô seria um lançamento de algo influenciado por uma peça vintage, totalmente repaginados. Aqui não se trata unicamente de moda e bobagens fashions, mas é relativo a tudo.
Se vintage é você ir a um brechó e dar de cara com um fiel vestidinho anos 50, retrô é você ir no shopping e ver um relançamento de um vestidinho, no mesmo estilo daquele anos 50 lá do brechó.

Resumindo: O vintage é algo velho com cara de novo e o retrô é algo novo com cara de velho. Quem é vintage é retrô e quem é retrô é vintage."

Legal, né?

Essa semana eu revirei o armário da minha mãe, e achei umas coisas maravilhosas, vintage. Experimentei todas e praticamente fiz uma viagem nos anos 80.

Em relação á música, acho que a "regrinha do vintage/retrô" não se encaixa muito, pois, vejo pessoas ouvindo grandes hits da doce década (80) e dizendo: Oh meu Deus, isso é totalmente retrô.
Acredito que esse termo se encaixe mais em "retrospectiva" assim como sua definição, claramente falando. E é assim que venho me sentindo esses dias, com um ar de retrô, e, isso se refletiu até nos meus looks, no meu cabelo, e nas atualização da minha playlist, então, já que não sou por dentro da moda para postar fotos, e não sou a melhor em cuidar do meu cabelo, decidi compartilhar com vocês um pouco da minha playlist Retrô:



Prince - Beautiful Ones


Michael Jackson - We are here to change the World


Cindy Lauper - True Colors


New Edition - Cool it now


Billy Ocean - Get out of my dreams


Aha - Take on me


Billy Idol - Dancing with myself

Entre outras.. Essas são basicamente as que me fazem fortemente voltar ao tempo por alguns minutos.

E fica a minha dica!

Um comentário:

  1. Ótima seleção de músicas e boa explicação sobre os termos. Muita gente confunde!

    Beijos!

    Raquel

    ResponderExcluir