19 setembro 2012

Fotografia: Uma linguagem milenar.

Brincando com o foco na janela do quarto da minha mãe.

Inaugurando a tag falando sobre a minha maior paixão: A fotografia (As outras paixões eu consigo colocar dentro dela).


Desde pequenininha minha mãe me perseguia com a câmera dela pra lá e pra cá. Fotografou praticamente a minha fase toda até os 13/14 anos. Quando eu tinha 4 aninhos, meu pai me presenteou com uma Kodak daquelas de filme. Lembra? Eu ficava louca pra revelar!

Naquela época não era muito comum o auto-retrato, e eu não fazia ideia também, só achava o máximo bater fotos de qualquer coisa: Das plantinhas, do céu, das formiguinhas, da mamãe na janela, do papai chegando do trabalho, dos meus pombinhos de estimação, do primeiro dente de leite que caiu, da televisão quando estava passando o clip de uma música que eu gostava (já que naquela época não podia pesquisar na internet e descobrir a banda, tinha que esperar o dia em que ela iria passar na TV novamente para ouvi-la), da minha prima mais velha e bonita (...) E assim, nessa humilde brincadeira de capturar momentos, eu gastei um rolo de 36 fotos em menos de uma semana. Minha mãe simplesmente pirou, pois desperdiçar um rolo de filme era um crime na época. As fotos foram reveladas e guardadas na casa da minha avó, que amou todas elas... na verdade, vó ama tudo em neto, né? Então acho que nem estavam tão bonitas assim.

Enfim, eu perdi o meu presentinho, e quem passou a ter posse da minha Kodak foi a minha mãe, que fotografava os meus momentos de forma correta e mais econômica. Eu continuei amando aqueles dias em que ia com ela até a loja fazer a revelação dos filmes e aguardar uma hora ansiosamente para vê-las, e também era apaixonada pelos negativos (os usava para ver eclipses lunares).

Em 2007, eu tinha de 12 para 13 anos, então meu pai não resistiu e (depois de muita encheção de saco) me presenteou com uma Samsung S760 de apenas 7.2 MP e zoom de 6.3, e acreditem: foi quase como ficar sem ver uma pessoa que gosto muito durante uns 7 anos e reencontrá-la. Foi mágico ter outra câmera, por mais simples que fosse. Então passei um tempo com ela e criei o meu primeiro flickr, que infelizmente já não tenho mais o link disponível. Depois de um tempo, eu quebrei a lente da câmera.

Quem curte fotografia com certeza já ouviu falar ou tem uma conta no flickr. E foi lá que conheci o lado mágico da fotografia no mundo todo, e peguei principalmente a essência de uma fotografia, a mensagem que devemos passar através dela. Vale a pena dar uma espiada e passear peloflickr, é de encantar qualquer um.

De 2007 pra 2012 muitas coisas mudaram, eu mudei. Olhem só, agora sou (quase) gente grande, trabalho e estudo, cheia de responsabilidade, mas, a fotografia não deixou de me acompanhar e tenho milhares... sim, milhares de fotos, atualmente: Cada uma representa uma fase em minha vida, é como se fosse uma linha do tempo em fotos, e é sempre bom recordar.

Dei uma volta pela minha cidade no final de semana e fiz algumas aquisições (assim que possível compartilharei aqui), e uma delas foi minha Nikon L120! Ela é bem manual, porém, excelente pra quem quer começar a mergulhar de verdade no mundo fotográfico.



Mais um item da minha wishlist riscado, só falta a Diana, Sardina, Pentax, Canon Rebel...
Mas pera aí, vamos com calma! Tem que explorar devagar mesmo.
Estou amando fotografar com ela, e olhe só... fiz uma nova galeria no flickr! Amo compartilhar esses momentos com o pessoal e ver os dos outros também.




Curtiu? Tem mais lá na minha página!


Gente, com tudo isso, a mensagem que quero muito que vocês gravem em suas mentes é que, pra ser um fotógrafo, você não precisa ter uma câmera profissional, você pode fazer fotos com uma câmera de 2 Mega Pixels, contando que tenha uma mensagem a passar... a imprimir na mente e no coração dos seus expectadores, não há problema algum. Fotografia não é só auto-retrato, biquinho, etc.. fotografia é, sim, uma forma de expressão! Uma tela em branco, aonde o artista é você, pinte de forma que consiga transmitir seu sentimento para as outras pessoas. Isso é tão gratificante quanto uma foto bem trabalhada, tratada e regada de equipamentos e edições. Você deve ter noção disso toda vez que apertar o botão do obturador.

E vocês? Tem uma foto que lembre algum momento especial? Qual foi a foto mais criativa que já tiraram? Gostam de fotografia? Conta aí, vamos bater um papo? eu quero saber!

86 comentários:

  1. Tenho muita vontade de comprar uma Nikon... Dizem que é muito boa mesmo.

    Bjinhos
    Mayara Lopes
    www.pensaseeufosserica.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, compra sim! Vale muito a pena!

      Beijo

      Excluir
  2. Eu sou absolutamente apaixonada por fotografias sou a fotografa da familia saio fotografando tudo que acho interessante por ai adorei seu post e estou te seguindo

    Bjoss

    http://jhdocemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAHAUHA sério Júh? Então bate aqui, pq eu também sou e AMO fotografar tudo. <3

      Valeu,

      Beijos

      Excluir
  3. UHM EU TB TO DOIDA PRA COMPRAR UMA NIKON, MAS VOU ESPERAR MAIS UM POUCO 2,100 PRATAS NUMA CAMERA AINDA NAO DA PRA MIM RSRS


    Tem post novo lá no
    Cor de Damasco
    Estou te esperando
    Bjks

    me segue?
    cor-de-damasco.blogspot.com
    eris_dias
    facebook.com/dias.erica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra um porquinho e junta, Erica! UHAUAHAUAHA Vai de pouquinho em pouquinho... e é como eu disse no post, tem um preço mais acessível e faz fotos incríveis! Vale a pena, é um orçamento bem aplicado.

      bjo

      Excluir
  4. Adorei as fotos, muito bom fotos que lembram momentos marcantes neh? adorei seu blog, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah!

      Obrigada, que bom que gostou. E sim, é uma delícia relembrar os momentos!


      Beijo

      Excluir
  5. Olá, parabéns pelo blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  6. adorei o blog.. o layout é lindo!!
    eu amo fotografia.. estou providenciando uma camera legal

    beijos

    http://charmynail.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathana, que bom que gostou, fico feliz!

      Está mesmo? Conta pra mim depois que câmera você comprou e faz um flickr pra gente ver, vou amar acompanhá-la, viu?


      Beijo

      Excluir
  7. Muito bom o texto, retrata bem o que é a fotografia, depois que as minhas duas câmeras quebraram eu meio que esqueci de fotografia, quando eu era criança adorava ser fotografada, tenho muito boas lembranças dessa época!
    Não sei ti dizer qual foi a foto mais criativa que tirei, mas se fosse para escolher uma com certeza escolheria alguma dessa época!
    Bjs!


    procureiacheibrecho[ponto]blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou, Angelynne? =)

      Então, o mesmo aconteceu comigo quando quebrei a minha segunda câmera... Mas agora veio a tona novamente. Que bom que você tem boas lembranças, é bom ter, né?


      Que linda, publica no seu blog uma dessas fotos, com certeza todos vão amar.

      Bjo

      Excluir
  8. Adorei seu texto, muito fofo. Dizem que essa câmera é muito boa mesmo, também está na minha wishlist, haha. Adoreei as fotos.

    Beijos,
    Mylena, do http://shakethisglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigada My!

      Ela é boa mesmo, vale a pena!
      Logo logo você passa o risco na sua wishlist, i wish! UHAUHA


      tks,

      Bjo.

      Excluir
  9. Amei o post, as fotos o texto, tá tudo lindo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Olá, Paola, adorei a postagem, também adoro fotografias, mas em geral sou mais fotografada, meu marido adora fotografar e filmar então, tenho muitas fotos e vídeos de todo jeito.

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que chique, Nilda! Queria que meu namorado gostasse de fotografar também... E vídeos então? Acho lindo, parabéns pelo maridão!

      Beijo

      Excluir
  11. Que post mas lindo.
    E colocar as fotos familiar ficou show.
    Amei mesmo.
    Besitos
    http://www.materiafeminina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kauany, sua linda <3


      Muito obrigada, amo minhas fotos velhas, rs.

      Beijo

      Excluir
  12. Adoro fotografia.... fotos antigas entaum... são tantas lembranças... adoro e sou apaixonada por essa câmera.... estou esperando....
    Beijinhoooos
    http://bymoniqueoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foto antiga é uma delicia né? Queria ter minhas fotos de bebe ainda, mas não tenho :(

      Excluir
  13. Oi Lola, adorei o post! Estou me aventurando em fotografia por causa do blog, mas tudo bem amador! O post ficou lindo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lola mando bem nesse post mesmo! Manda pra gente suas fotografias Diise!

      Excluir
  14. Gostei muito do post e admiro a sua paixão. Morri de rir quando você falou do crime que era acabar com um filme em uma semana na época, HUSAHUSUAH, mas acredite se quiser, minha avó adoooora a máquina de filme dela, nada de digital, de ver a foto, ou de colocar na internet, a graça para ela é a antiga mesmo, o filme, que ela vai revelar depois e colocar em um álbum tipo aqueles que dão em Hiper sabe? rs.
    Gostei das suas fotos, parabéns pela paixão. Acho lindo quem curte fotografia e nos permite ficar maravilhados pelas fotos lindas que tira, haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fotografia é uma delicia mesmo! KKKKKKK eu adoro câmera de filme, queria ter uma polaroyde, só pra revelar na mesma hora assim *-* acho que com a digital as fotos acabam se perdendo né?

      Obrigado pelo comentário, bjs!

      Excluir
  15. Amo fotografia!

    Adorei as fotos e o post!!!

    Bjos

    http://www.senhoritamarmelada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Lindo post!!!!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  17. também sou super apaixonada por fotografias! minha mãe era outra que vivia batendo fotos! (a gente tem tantaaa foto revelada aqui em casa, que ocupa um armário todo!) :DD adorei o post!


    The Red Lil' Shoes Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem um armário de fotos antigas né? haha, bjs!

      Excluir
  18. Eu sempre fui louca por fotografia, desde pequena! Mas só fui ter uma câmera pra chamar de minha agora, depois de burra velha rs' e mesmo assim não é lá aquela câmera não! Quero uma decente, e tô muito ansiosa pra comprar e sair fotografando tudo ^^
    Excelente quinta!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que a Lola falou no post Carol, não precisa ter uma super câmera pra fotografar não! é só você querer e passar uma mensagem a cada clicada!

      Depois você conta pra gente qual câmera vc comprou! Bjs!

      Excluir
  19. Isso ai sim é câmera de verdade...Já tive muitas digitais e aquelas antigas, e todas estragam bem rápido...Ainda vou ter uma Canon, quem sabe uma Nikon algum dia, rsrs.
    Beijos, seu blog é encantador!
    www.semparanoia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me divertia com essas câmeras digitais também Ki! As vezes vc nem precisa de uma câmera maravilhosa para fotografar.
      Beijos!

      Excluir
  20. Oi floor, eu amo fotografia, só que eu ganhei minha primeira câmera aos 10/11 anos, hoje eu tenho 12 anos, pra falar a verdade eu comecei a usa-la mesmo foi esse ano, antes nem curtia, mas fui conhecendo um novo mundo e interessando por ótimas coisas. Eu tenho uma Sony de 16.0 mega pixel(eu acho). Quero comprar uma mais profissional.Ótimo post!

    Beeijo ;* Jéssika, do blog: For Princess|Jéssika Vitória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sony é ótima para quem tá começando Jé! Espero que você encha sua casa de fotografias, e depois mostre pra gente como vc tá craque!

      beijoo!

      Excluir
  21. Oi flor, eu estou entrando nesse mundo de fotografia agora, amei as suas fotos,
    Quando criança eu também adorava tirar fotos.
    Amei o post beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal JU! manda pra gente suas fotos! bjs

      Excluir
  22. Lola! curti muito! continua investindo! e essa torre eiffel! é a que to pensando? bjs
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VLW Dani, minha linda!

      Essa torre é outra que encontrei na casa da Mona, a sua eu uso no pescoço, consegui uma correntinha, amo ela!

      Beijo

      Excluir
  23. Adoro fotografias e vivo com minha maquininha à tiracolo,rsrs beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHAUHA tem como não gostar, Chica?

      Obrigada,

      Beijos

      Excluir
  24. Aqui em casa tem várias fotos de momentos especiais! As que eu gosto mais são a da minha infância. É delicioso abrir um álbum e ver a melhor fase da minha vida! Só que eu não sou muito criativa para capturar imagens... Eu tenho aulas de fotografia (Já que faço faculdade de Jornalismo), mas confesso que não é uma das minhas aulas favoritas! rs!

    Ótima quinta pra você, Lola! ;D

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Amanda, concordo com você e é justamente essa uma das funções da fotografia: te fazer lembrar de algo bom. É uma lembrança sólida e agradável.

      Olha só que legal, jornalismo! Parabéns! =))

      Entendo, criatividade é bom pra se fazer fotos diferentes e tal, mas no seu caso tu gosta mais de ter lembranças, e isso de qualquer forma é gratificante tbm. <3

      Beijo

      Excluir
  25. Fotos lindas!!
    Eu gosto de fotografia, mas não sou apaixonada como algumas pessoas. Só gosto de guardar os momentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qualquer forma, a fotografia está sempre presente na nossa vida né gabi?
      Bjs ♥

      Excluir
  26. É com esses posts que a vontade de ter uma câmera que funcione e voltar a fotografar aumenta. Ah, quanta saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Tha, eu to na mesma. Quebrei minha câmera e agora não tenho nem verba (money) nem patrocinador (pai) kkkkkkkkkkkk.
      Vou apelar pro namorado né? Enquanto isso, só com as parceiras de blog mesmo (LOLA) kkkkkkk
      bjs linda ♥

      Excluir
  27. To louca por uma semiprofissional com um zoom bom! Tá gostando dessa ai? :)

    Beijos Nat
    maisconsumismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô gostando sim Naty! Mas é semi mesmo, com algumas funções automáticas e umas manuais super legais, tipo, modo crepúsculo, praia, pessoas, animais, sol, festa interior, festa noite, sorrisos, paisagem, e etc.

      Se você quer umas fotos mais profissionais e manuseadas, vale a pena investir em uma profissional, que já não tem o preço tão docinho assim (de 1200 a 5.000,00 reais).


      Beijos

      Excluir
  28. Adorei o blog meninas, e obg pela visita ao meu blog. grande beijo!

    http://coffeinlondonuk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Gosto de fotografias, e fotografar também, uma pena que não tenho camera T-T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ma, que peninha :( fotografa com o celular linda! haha.
      Beijo!

      Excluir
  30. Adoro fotos! O ruim é que eu sou a única de casa que não tem a própria camera! Se eu uso a da minha irmã ela excluí as fotos. Meus pais falam para não encher a memória... Mas eu queria mesmo era uma profissional. Essas digitais não tem muito bom foco, o zoom fica borrado... Mas mesmo assim, adoro fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que chato Duda =/

      Olha, as compactas realmente não fazem uma coisa muito legal, mas dá pra fotografar algumas coisas de uma forma diferente e brincar no photoshop, poxa! Eu sempre gostei de fazer isso HAHAHAHA Logo logo você tem a sua e vai adorar mais ainda, certeza.

      bjbjbj

      Excluir
  31. Olá vim aqui visitar seu cantinho,falar de fotografias é falar de momentos,marcas...bem não há uma definição ao certo,mas é uma paixão,quem não gosta não é mesmo?Pena que não tenho muitas fotos da minha infância =( ...
    Se eu pudesse registraria a minha vida inteira com fotografias,só pra ter aquele gostinho de matar a saudade.

    Deus abençoe você,beijinhoo's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Iza! Sério? Então guarde com carinho e a sete chaves as poucas que tem. É uma lembrança que irá passar por gerações e vão servir de apoio quando já não lembrarmos de mais nada, HAHA.


      Você tbm viu? bjo

      Excluir
  32. Amo fotografias. Amo de pirar, meeesmo. Tenho mania de ser "a estranha" que não pode ver nada pela frente que ser fotografando!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bate aqui, Cássia o/
      HAHAHAHAHAHA

      Beijos

      Excluir
  33. Que legal, quando eu tiver filho tbm vou dar uma camera de presente logo pra ele gostar de fotografia assim como eu rsrs ... ah vi o vídeo que vc indicou e amei, mto fofinho!

    bjooos

    ResponderExcluir
  34. Acho tãaao lindo quem sabe tirar foto sabe, tipo que tem o dom de fotografar cenas lindas.
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo mesmo, né, Brubs?

      Eu AMO as fotos da Melina Souza. Amo todas! Vê lá no melinasouza.com depois =))

      Bjo

      Excluir
  35. Que lindo.
    Adorei a mensagem que você passou nesse post. *-*

    Também ganhei minha primeira câmera cedo, ainda criança, mas no momento, minha fiel companheira é uma Sony W-180 mesmo.
    Parabéns pelas suas fotos.

    Obrigada pela visita no meu blog. Vou seguir aqui.
    Beijos, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obigada Liih <3

      As Sony's são otimas pra fotografar tbm (opinião particular).
      Boas fotos, e obrigada!

      Bjbj

      Excluir
  36. Adoro fotografias! Tenho uma coleção de fotos antigas que encontrei nas coisas da minha vó em 2005... São umas preciosidades pra mim! Além delas, tenho um baú cheinho de fotos da minha infância, e sempre que posso, passo horas observando-as, posicionando os filmes revelados contra luz pra enxerga as imagens...
    Lembro que em 2006 ganhei uma máquina digital, uma Olympus X-760, foi com ela que comecei a registrar praticamente tudo: eventos na escola, viagens, pessoas, lugares e as tradicionais fotos de espelho que iam correndo pro orkut, rsrs.
    A maioria das fotografias que tenho no meu Flickr, foram tiradas por ela. (http://www.flickr.com/photos/fernandacsena)

    Preciso arranjar um tempo pra começar a fotografar com a minha Nikon, a irmãzinha da sua, Paola! rs. As suas fotos ficaram bem legais!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Fefê, agora que eu vi que é você <3

      Fomos grandiosamente presenteadas por ter tantas fotos, que delícia ler isso, dá até uma nostalgia!

      Acho bonito quem começa assim, com cameras compactas e fazem fotos perfeitas, é muito bonito! E como não lembrar das fotos pro Orkut? HAHA

      Te adicionei como contato no Flickr e estou apaixonada com suas fotos.

      Nossa, eu achei que foi pura ironia do destino termos ido na mesma loja , na mesma hora, e comprado a mesma câmera. Você vai amar brincar nela Fefê.

      Amei sua marquinha aqui,

      Beijos.

      Excluir
  37. também sou apaixonada por fotografia,mas ainda não achei uma câmera que se encaixasse ao meu bolso e ao que eu quero, que seria uma câmera mais profissional,mas ao mesmo tempo fácil de mexer já que estou começando rsrs.
    sonhosdeegelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Bá, já que você quer câmera barata e que faça fotos legais, posso te recomendar uma Fuji, uma GE (marca nova) ou uma BENQ! (Nunca usei, mas pesquisei antes de comprar minha Nikon, então é bom você aprofundar mais essa pesquisa).

      E existem as Canon's compactas que são baratíssimas e fazem fotos com mais qualidade que a minha Nikonzinha até!

      É que eu acho bonito câmeras não-compactas =P HAHAHAHA

      bjbj

      Excluir
  38. Eu AMO fotografia também, acho que já estou na minha quinta câmera digital vou sempre trocando quando surge uma melhor no mercado, rsrs.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UAU Van! HAHAHAHAHAAH Gostei de ver, é isso aí!


      Bjo

      Excluir
  39. Caraa, eu peguei um amor por fotografia!
    Não vou dizer q sou ótima fotógrafa, mas adoro fazer um clik pra lá e pra cá
    Tenho uma conta lá no flickr tbm! hahaVou até te add lá
    Obg pela visita no meu blog!
    Beijos

    dressa-pensamentos.blogspot

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, eu entendo, também não sou, é um negócio mais amador mesmo =p HAHAHAHA Amo clicar!

      Ebaaaaa, vou amar te acompanhar também \o/

      Beijo

      Excluir
  40. Que lindo essa paixão que você tem pela fotografia! Eu gosto de fotografar imagens da natureza, mas, quase nunca faço isso.

    Beijos. Vou seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não faz LU? nós iremos adorar ver seus flashes.
      Beijo!

      Excluir
  41. tb amo fotografar... meu sonho é uma máquina super ultra potente hhahahahha

    bom fds!
    bjo bjo
    brechozinhoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você ainda vai ter Gigi! beijo,um otimo fim de semana.

      Excluir
  42. Flor essa camera da pra trocar de lente ?

    ResponderExcluir
  43. Pra utilizar outra lente só comprando um tubo adaptador pra Coolpix, que você encontra no mercado livre por uns 80 reais.

    ResponderExcluir
  44. Em qual site vocÊ comprou ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver falando da lente:
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443790493-tubo-adaptador-nikon-p500-p510-p90-p100-l100-l110-l120-l810-_JM

      Se estiver falando da câmera, comprei em loja física! Por esse preço você encontra nas casas bahia, ponto frio, magazine luiza e etc.

      bjo

      Excluir
    2. lente não, adaptador, sorry

      Excluir
  45. As câmeras da Nikon são ótimas, a minha primeira foi dessa marca e fiquei com ela por uns 3 anos,

    http://make-lovers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir