24 janeiro 2013

Mandamentos da Mulher I - Garotas PinUp

Se o Brasil tem as famosas "Tanajuras" e "Popozudas" (bumbum), os Americanos antecederam a atual moda  com as Garotas PinUp. Uma nomenclatura que levada ao pé da letra resulta em algo como "Pino para cima", mas qual o sentido disso? De onde surgiram? Escrevi uma matéria legal sobre isso para vocês.

Sensuais com um "quê" de inocentes, coloridas em uma época de fotografia preto-e-branco, as garotas "Pino-para-cima" marcaram época, principalmente nos anos 40, 50 e 60.

A nomenclatura teve três fases marcantes em cada época, mas ao pé da letra, PinUp se refere ao fato de que, os homens Americanos — assim como todos os outros de qualquer parte do planeta — admiravam garotas com seios grandes, bicudos e empinados, uma mera gíria.

Depois de um tempo, se referia com maior intensidade à revistas de desenhos eróticos que continham moças de traços corporais avantajados. Essas revistas fizeram sucesso na época da Segunda Guerra Mundial.

Hoje em dia, o termo PinUp se refere à garotas com vestuário e maquiagem de uma sensualidade cheia de opacidade, sem muito exagero e exposição. Afinal, desde o começo, ser PinUp é ser sexy sem ser extremamente vulgar. Convenhamos que houveram alguns deslises nessa frase de efeito, porém, essas garotas marcaram época.

A curiosidade de pesquisar sobre elas, ver filme delas e fazer a maquiagem delas surgiu quando a Mona conseguiu me chamar a atenção falando muito da Marilyn. Já que comecei a citar nomes, chega de ler e vamos as imagens?

Essa foi a maquiagem de PinUp que eu fiz!
Bem, precisei dar uma olhada por aí para aprender a fazer, mas não há
nada que seja mais fácil de se fazer que essa make.
Na ordem: Base > Corretivo > Pó > Sombra (marcando a pálpebra) >
Delineador de gatinho > Cílios postiços >
Blush (no meio da bochecha, puxando de trás para frente) >
Batom vermelho/vinho/marrom. Ta-da!
Agora vamos viajar um pouco nesse mundo de arte e carne-e-osso cheio de glamour, postura e sensualidade:



















Essas são artes de Gil Elvgren, uma das maiores desenhistas de PinUps do mundo(Mais aqui)



Marilyn Monroe.
O maior ícone dessa geração de garotas. Uma das maiores atrizes do mundo até os dias atuais. Naturalmente linda e atriz de diversos filmes. Conquistadora e sensual sem perder sua postura.
Palavras-chave: Glamour, atitude, feminismo, luxo, postura, sensualidade, inteligência e beleza.



Bettie Page
Modelo americana que ficou famosa por seu fetiche de fotografar ao
estilo das PinUps. Foi uma das primeiras e chegou a ser nomeada "Rainha".
Palavras-chave: Ousadia, sensualidade, erotismo, glamour.



Audrey Hepburn
Britânica, atriz e humanitária. Ganhou o mundo com o filme
"Bonequinha de Luxo" e trabalhou em muitos projetos em prol de milhares
de vidas. Conhecida por seu glamur e merecedora do slogan
"ser sexy sem ser vulgar".
Palavras-chave: Luxo, estilo, moda, glamour, beleza, espontaneidade.


Elizabeth Taylor
Britânica, uma das atrizes da época que manteve
seus tempos de glória até a data de seu falecimento
em 2011. Conhecida por talento, beleza e estilo.
Palavras-chave: Beleza, natural, estilo, feminismo.


E sim! Elas ainda defendem — usam e abusam — do glamur das PinUps. Quem foi que disse que não?

Katy Perry


Beyoncé Knowles


Adele

Dita Von Teese


Bem, para finalizar, eu tiro duas cartas da manga com filmes para recomendar para vocês, que se interessaram por esse mundo fantástico que faz referência a artes fotográficas e moda, duas coisas das quais ando muitíssimo interessada: Bonequinha de Luxo (Audrey Hepburn), para quem nunca viu, e Os Homens Preferem as Loiras (Marilyn Monroe).


Vocês curtem esse tipo de estilo? Conhecem mais algum ícone dessa época que não está presente no post? Deixem suas opiniões, dicas e sugestões de filmes, músicas e personagens marcantes!


Mandamentos da Mulher é uma sessão de postagens que relatam tudo o que uma mulher elegante e antenada deve saber.

17 comentários:

  1. Olá Paola adorei o post, acho linda a postura das pin ups :) beeijinhoos e bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Adoso o estilo pinup :D É legal que várias blogueiras fazem esse estilo> http://mothmouth-throughthelookingglass.blogspot.com.br/
    Essa é uma das minhas favoritas :D

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, as imagem são muito legais.
    Espero sua visita:
    apatia-social.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ei, olha eu aqui neste post *-*
    não sabia que as pin ups eram americanas O_O vivendo e aprendendo né? Nem preciso comentar né? amo de paixão o estilo e se pudesse teria tudo isso, aliás, sua maquiagem ficou maravilhosa, quando você vai fazer em mim? (oh meu Deus quando eu vou aprender a usar o delineador?????) Queria ter coragem de fazer essa franjinha, acho lindo mas eu ficaria péssima.
    A bettie eu acho exagerada, não gosto mto dela não :( mas M.M., A.H. e outras, lindas!
    Matéria super bem redigida, explicativa e é claro, de um assunto que eu me interesso e muito. vou ficando por aqui esperando outro post seu,
    Te amo, sua linda :D

    ResponderExcluir
  5. Hey Lolys!
    Faltou só a diva Lana Del Rey ><
    Adorei o post, acho que tenho um pouco de pin up no meu estilo tbm xD
    AAAH, que bom que gostou do blog e do texto, amor!
    Sim, é um fenômeno xD
    Volte sempre, querida, estarei postando mais vezes.
    Cheirinhos da tia,
    Lola ;**
    PS: Amey o look do seu blog, t´, simplesmente mt perfeito! <3

    ResponderExcluir
  6. Nossa, realmente o post ficou perfeito, amo esse estilo pin up, acho perfeito, e amo a Katy e a Audrey. Amei o post

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, adoro essa época das pin up.
    Queria ter nascido nessa época
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esse estilo! Sempre que encontro roupas assim, quero logo comprar pra mim, rs. Acho lindo mesmo, queria todas as roupas da Katy Perry pra mim.
    Beijinhos
    Hipérboles
    @hiperbolismos

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    pin up = "pino para cima"
    *mente maliciosa em 3 2 1...*
    desculpa, mas não consegui evitar isso! hahahahaha

    E eu acho lindo, mesmo.
    Até porquê, se parar e reparar, as pin ups mais lindas que já existiram não precisavam ser exatamente magrelas e ter um padrão de beleza definido... Elas eram lindas a seu jeito. Como a Monroe, na praia, um pouco mais "gordinha", a Bettie, com o cabelo sem ser liso escorrido... Acho fantástico isso!

    Parabéns pela postagem, flor. :)

    ResponderExcluir
  10. O estilo, por si só, já é fascinante e a matéria faz despertar ainda mais a curiosidade e o encantamento pelo assunto. Parabéns pela abordagem!

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse estilo PinUp! Infelizmente não tenho corpo para segui-lo, mas se tivesse o faria. De qualquer modo, adore a matéria, tudo bem explicadinho!
    Beijocas!

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Moda pin up é legal e marcou época. Acho ousado sim, mas tbm é lindo! quando a pessoa sabe usar fica bemmm estiloso!

    blog TRASH ROCK

    ResponderExcluir
  13. Sou completamente apaixonada por esse estilo e até tenho algumas peças no meu guarda-roupa que remetem a ele, e a maquiagem é a que eu uso praticamente sempre! haha meu namorado que gosta quando me visto assim, porque segundo ele combina comigo (mas amor é cego né?) Adorei o post, essa sua foto do perfil ta muito linda! *-* seguindo tbm.
    Beijos.

    Esfriou o Café!
    Facebook!

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse post, Katy, Adele e Bey ♥
    SEU BLOG É LINDOOOOOOOOOOOOO!
    Aos Dezesseis Anos - Blog | Twitter | PageFB

    ResponderExcluir
  15. Oi linda,
    Achei super bacana o post!
    A Dita é a personalidade atual dessa moda, né? Adoro o estilo e make delas ;)

    ResponderExcluir
  16. Todas lindas e divas! Sem muito o que comentar, as imagens falam por si só. Beijos Bru.

    ResponderExcluir
  17. Super lindas, adoro pinups ^^
    Excelente domingão!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir